Aprenda como manter as unhas fortes e saudáveis

Cuidar das unhas e mantê-las bonitas para encarar a rotina pode ser um dos desafios na vida da mulher moderna. Se por um lado, as unhas bem cuidadas se tornam um dos destaques na autoestima feminina, por outro lado, a falta de atenção com elas pode torná-las frágeis e suscetíveis a bactérias e fungos.

Para manter unhas fortes e saudáveis é preciso ir além da escolha da cor do esmalte. Nesse artigo, separamos as principais dicas que podem te ajudar a cuidar bem de suas unhas. Confira:

Alimente-se bem

Uma boa alimentação é a base da saúde de todo o corpo. Dessa forma, os alimentos que você ingere diariamente podem interferir na saúde das unhas, seja trazendo mais firmeza e resistência para elas ou deixando-as quebradiças e fracas.

Por isso, é importante que você invista em uma alimentação rica em ferro, vitaminas e cálcio. O ferro e as vitaminas são responsáveis pelo fortalecimento das unhas, enquanto que o cálcio ajuda quando elas estão se quebrando facilmente. Alimentos como peixes, vegetais escuros, grãos e oleaginosas podem ser boas escolhas para fortalecer as unhas.

Cuide das Cutículas

Outra dica para deixar as unhas fortes e saudáveis é manter as cutículas sempre hidratadas. Atualmente, existem diversos tipos de cremes e óleos especialmente para o cuidado das mãos e das unhas que ajudam na hidratação.

Além disso, ao fazer as unhas é indicado retirar toda a cutícula de fora para que a pele ao redor da unha não fique levantada e você caia na tentação de puxá-la e se ferir.

Tenha cautela com o alicate

Essa é uma dica que praticamente todo mundo já sabe, mas que poucas pessoas colocam em prática. Durante a utilização do alicate, evite retirar as cutículas muito profundamente. Ao retirar demais, é possível que as unhas percam a proteção natural que as cutículas garantem, além de haver o risco de se provocar feridas. Assim, você evita bactérias e fungos que podem gerar inflamações.

Tente tirar apenas o excesso e, mais uma vez, mantê-las sempre hidratadas para ter unhas fortes e saudáveis. Também é importante ressaltar que o alicate precisa ser utilizado por apenas uma pessoa e deve ser mantido amolado e limpo.

Priorize bons esmaltes

Unhas quebradiças e fracas precisam de um cuidado especial. Dar preferência ao esmaltes que possuem vitaminas e cálcio na sua composição traz mais proteção as unhas que já estão fracas. Esses esmaltes também são indicados para as unhas saudáveis, pois previnem a descamação e a quebra.

Para quem é sensível, os esmaltes hipoalergênicos podem ser aliados importantes. Por serem produtos mais caros do que os esmaltes tradicionais, procure investir naqueles que podem trazer mais resultados positivos para as suas unhas nesse momento.

Ter unhas fortes e saudáveis não é a mais fácil das tarefas, pois elas exigem pequenos cuidados que muitas vezes são deixados de lado. Mas vale a pena investir nas dicas acima para perceber a diferença na saúde das unhas.